Por que organizar eventos corporativos?

Uma festa de fim de ano para integrar a equipe, um congresso para atrair clientes e parceiros de negócio, um workshop para atualizar os conhecimentos do time.

Há muitos tipos de eventos corporativos que podem ser promovidos para alcançar diferentes objetivos. Os resultados costumam ser positivos, e por isso a maioria das empresas já reserva orçamento para realizar esses encontros.

Por outro lado, também é comum que os eventos sejam riscados da lista de prioridades quando há crise financeira e redução de gastos. E justamente nessa hora é preciso saber responder: por que organizar eventos corporativos?

Para justificar o investimento, o evento deve estar de acordo com as metas da empresa e comprovar o ROI. Se você quer saber quais eventos realmente fazem sentido para o contexto da sua organização, leia esse artigo!

Eventos corporativos: por que organizar?

De acordo com a União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe), antes da pandemia de COVID-19 o setor de eventos promovia mais de 2 mil eventos em 52 áreas da economia, movimentando cerca de R$ 1 trilhão ao ano.

O mercado sofreu um enorme baque com a pandemia, mas não parou completamente. Muitas empresas apostaram nos eventos online, formato que ganhou espaço, provou suas vantagens e deve permanecer mesmo com o retorno dos eventos presenciais.

A movimentação intensa do setor de eventos, mesmo diante de uma crise, só comprova: eles são indispensáveis para o sucesso de qualquer negócio.

Organizar eventos corporativos é uma prática que serve tanto para fortalecer as equipes internamente quanto para gerar novos negócios e ganhar visibilidade da marca. Não à toa, empresas de todos os ramos e portes investem nesse tipo de ação.

A maioria dos líderes reconhece a importância dos eventos. Em um estudo divulgado pela empresa norte-americana Bizzabo em 2020, 85% dos respondentes em cargos de liderança consideraram os eventos cruciais para o sucesso da empresa.

Além disso, 95% do total de respondentes acreditavam que os eventos têm um grande impacto no cumprimento das metas de negócio.

Há diversos motivos para organizar eventos corporativos. Listamos os principais a seguir. Confira!

Por que promover eventos corporativos internos
Os eventos corporativos internos são aqueles voltados para a própria equipe. Celebrações, happy hours, palestras, workshops e treinamentos são alguns exemplos. São importantes para:

  • Integrar as equipes e lideranças
  • Reconhecer colaboradores
  • Fortalecer a cultura da empresa
  • Aumentar o engajamento e a motivação
  • Facilitar conexões e melhorar relacionamentos
  • Capacitar e qualificar a equipe
  • Exercitar a colaboração e gerar ideias
  • Reduzir estresse
  • Por que realizar eventos corporativos externos
  • Esse tipo de evento corporativo é voltado para o público externo: potenciais clientes, parceiros, fornecedores e profissionais da mesma área de atuação.

Entre os mais comuns estão os congressos, feiras, convenções, simpósios, palestras, workshops, webinars. São recomendados para:

  • Construir e fortalecer a marca
  • Encontrar potenciais clientes
  • Gerar novos negócios
  • Lançar produtos ou serviços
  • Promover networking
  • Atrair investidores
  • Ganhar autoridade no mercado
  • Educar o mercado para a sua solução

Essas são algumas razões para promover eventos corporativos. Para que eles sejam um sucesso, é fundamental que estejam alinhados com as metas da empresa.

Fonte: https://www.moblee.com.br

Filtre por Categoria

Leia Mais

Acompanhe nossas Redes Sociais:

Fale Conosco