Uma festa de fim de ano para integrar a equipe, um congresso para atrair clientes e parceiros de negócio, um workshop para atualizar os conhecimentos do time.
Há muitos tipos de eventos corporativos que podem ser promovidos para alcançar diferentes objetivos. Os resultados costumam ser positivos, e por isso a maioria das empresas já reserva orçamento para realizar esses encontros.
Por outro lado, também é comum que os eventos sejam riscados da lista de prioridades quando há crise financeira e redução de gastos. E justamente nessa hora é preciso saber responder: por que organizar eventos corporativos?
Para justificar o investimento, o evento deve estar de acordo com as metas da empresa e comprovar o ROI. Se você quer saber quais eventos realmente fazem sentido para o contexto da sua organização, leia esse artigo!
Eventos corporativos: por que organizar?
De acordo com a União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe), antes da pandemia de COVID-19 o setor de eventos promovia mais de 2 mil eventos em 52 áreas da economia, movimentando cerca de R$ 1 trilhão ao ano.
O mercado sofreu um enorme baque com a pandemia, mas não parou completamente. Muitas empresas apostaram nos eventos online, formato que ganhou espaço, provou suas vantagens e deve permanecer mesmo com o retorno dos eventos presenciais.
A movimentação intensa do setor de eventos, mesmo diante de uma crise, só comprova: eles são indispensáveis para o sucesso de qualquer negócio.
Organizar eventos corporativos é uma prática que serve tanto para fortalecer as equipes internamente quanto para gerar novos negócios e ganhar visibilidade da marca. Não à toa, empresas de todos os ramos e portes investem nesse tipo de ação.
A maioria dos líderes reconhece a importância dos eventos. Em um estudo divulgado pela empresa norte-americana Bizzabo em 2020, 85% dos respondentes em cargos de liderança consideraram os eventos cruciais para o sucesso da empresa.
Além disso, 95% do total de respondentes acreditavam que os eventos têm um grande impacto no cumprimento das metas de negócio.
Há diversos motivos para organizar eventos corporativos. Listamos os principais a seguir. Confira!
Por que promover eventos corporativos internos
Os eventos corporativos internos são aqueles voltados para a própria equipe. Celebrações, happy hours, palestras, workshops e treinamentos são alguns exemplos. São importantes para:
- Integrar as equipes e lideranças
- Reconhecer colaboradores
- Fortalecer a cultura da empresa
- Aumentar o engajamento e a motivação
- Facilitar conexões e melhorar relacionamentos
- Capacitar e qualificar a equipe
- Exercitar a colaboração e gerar ideias
- Reduzir estresse
- Por que realizar eventos corporativos externos
- Esse tipo de evento corporativo é voltado para o público externo: potenciais clientes, parceiros, fornecedores e profissionais da mesma área de atuação.
Entre os mais comuns estão os congressos, feiras, convenções, simpósios, palestras, workshops, webinars. São recomendados para:
- Construir e fortalecer a marca
- Encontrar potenciais clientes
- Gerar novos negócios
- Lançar produtos ou serviços
- Promover networking
- Atrair investidores
- Ganhar autoridade no mercado
- Educar o mercado para a sua solução
Essas são algumas razões para promover eventos corporativos. Para que eles sejam um sucesso, é fundamental que estejam alinhados com as metas da empresa.
Fonte: https://www.moblee.com.br